Trilha.

A Escola Trilha Educação Especial nasceu da busca de pais por uma proposta de ensino diferenciada para a educação de seus filhos, que abraçasse a questão das diferenças e incluísse a subjetividade do aluno, sem a imposição de um caminho padronizado a seguir. Desde 1986, quando fundada por Celma Cenamo, a Trilha vem se flexibilizando e se reinventando para acolher às demandas de seus alunos, de suas famílias e da sociedade.

Desde 1986, a Trilha desenvolve um projeto educacional especializado, atendendo crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual, múltiplas deficiências, quadros associados a síndromes¹ , deficiências físicas e sensoriais², paralisia cerebral e distúrbios globais do desenvolvimento³.

Para a Escola Trilha Educação Especial, muito mais importante que o método, é a linguagem contextualizada, estabelecida nos princípios da Psicopedagogia. A programação educacional é elaborada com o objetivo de promover a ação reflexiva e crítica do pensamento do aluno, permitindo o aprendizado estimulante, que concilia a atuação mediadora, sensível e instrucional do educador ao processo de desenvolvimento do aluno.

Os projetos educacionais da Trilha atendem à singularidade do aluno, em suas necessidades e potencialidades, com programação equivalente aos níveis Educação Infantil, Ensino Fundamental, Faculdade Livre Especial, Projetos Profissionalizantes, Ocupacionais e de Apoio ao Trabalho.

Nos níveis iniciais de escolarização, cada grupo de, no máximo 6 alunos, conta com um educador e um auxiliar, além dos professores de aulas extra-curriculares. A criança desenvolve, nestes níveis, as habilidades básicas, enfatizando-se o desenvolvimento simbólico, a aquisição de autonomia e a interação social.

Nos programas de Ensino Fundamental (Supletivo com Acompanhamento Especial), Faculdades Livres Especiais (FAO e FOCO), PEC (Programa de Educação Continuada), PROPEC (Programa de Profissionalização e Educação Continuada) e CAP (Centro de Apoio Profissionalizante) cada disciplina é ministrada por um professor especializado. O ensino acadêmico mais complexo atende às exigências e demandas dos alunos e da sociedade, favorecendo a profissionalização, a inclusão social e a realização pessoal do aluno.

A Trilha conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados, com sólida formação e constante atualização.

Com projetos pioneiros em educação especial, a Trilha representa uma mudança de paradigma, desconstruindo rótulos e preconceitos e criando novos desafios e possibilidades em uma ousada proposta de educação e inclusão.

O conceito da Inclusão Social adquire na Trilha um significado prático, no qual o aluno é levado a vivenciar um cotidiano repleto de atividades diversificadas e produtivas, essenciais para sua realização pessoal, assim como para o desenvolvimento de maior autonomia perante os desafios da vida.

Guiados por essa filosofia, promovemos uma real inserção do indivíduo na sociedade.

  1. síndrome de down, esclerose tuberosa, angelman, asperger, rubinstein-taybi, entre outras
  2. deficiência auditiva e deficiência visual
  3. T.E.A. e psicose

Histórico.

A Escola Trilha Educação Especial foi fundada em 6 de abril de 1986 pelas psicopedagogas Celma Cenamo e Marilis Cagna.

O projeto nasceu da busca de pais por uma proposta de ensino diferenciada para a educação de seus filhos, que abraçasse a questão das diferenças e incluísse a subjetividade do indivíduo sem a imposição de um caminho padronizado a seguir. Desde o ano de sua fundação, a Trilha vem se flexibilizando e se reinventando para acolher às demandas de seus alunos. Cada uma das três mudanças de endereço pelas quais a escola passou, deu origem a uma nova forma de trabalhar, onde foram gradualmente sendo implementadas novas atividades e ampliados os horários de funcionamento.

Os primeiros professores escolhidos pela direção participaram de um processo de programação inicial, no qual a orientação de desempenho foi estruturada no constante diálogo com a direção e em freqüentes supervisões. Até hoje o modelo de trabalho da Trilha segue o princípio trans-disciplinar, que coloca lado a lado cada profissional, com autonomia e acesso a todas as facetas que envolvem o desenvolvimento do aluno.

Até julho de 2005 a direção foi exercida por Celma Cenamo e uma equipe de quatro coordenadoras.

Atualmente a Direção Geral é exercida por João Luís Cenamo.

Missão.

Nossa missão é a de propiciar o desenvolvimento, a autonomia e a inserção social de crianças, jovens e adultos com deficiência, tendo como base a proposta de integração entre os aspectos psíquico, cognitivo e social.

Av. Vereador José Diniz, 1548 Alto da Boa Vista | 04604-002 São Paulo | SP | Brasil Tel./Fax (11) 5542-2623 | atendimento@trilha.com.br