Trilha.
A Escola Trilha Educação Especial nasceu da busca de pais por uma proposta de ensino diferenciada para a educação de seus filhos, que abraçasse a questão das diferenças e incluísse a subjetividade do aluno, sem a imposição de um caminho padronizado a seguir. Desde 1986, quando fundada por Celma Cenamo, a Trilha vem se flexibilizando e se reinventando para acolher às demandas de seus alunos, de suas famílias e da sociedade.
Desde 1986 a Trilha desenvolver um projeto educacional especializado, atendendo crianças a partir dos seis anos de idade, jovens e adultos com múltiplas deficiências, deficiência intelectual, quadros associados a síndromes, paralisia cerebral e transtornos do neurodesenvolvimento.
A escola Trilha-Educação Especial sustenta sua atuação nos princípios da Teoria Sociointeracionista. Muito mais importante que o método, é a linguagem contextualizada. A programação educacional é elaborada com o objetivo de promover a ação reflexiva e crítica do pensamento do aluno, permitindo o aprendizado estimulante, que concilia a atuação mediadora, sensível e instrucional do educador ao processo de desenvolvimento do aluno.
Os projetos educacionais da Trilha atendem à singularidade do aluno, em suas necessidades e potencialidades, com programação equivalente ao Ensino Fundamental. As turmas do 1º ao 9º ano são multisseriadas e comportam como máximo 8 alunos com um professor e um auxiliar de classe, nas turmas do 1º ao 5º ano e com professores especialistas e um auxiliar de classe, nas turmas do 6º ao 9º ano. A proposta curricular é flexível e funcional, porém respeitando o Currículo Paulista estabelecido pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.
Além dos professores e auxiliares de classe, a Trilha conta com uma equipe multidisciplinar composta por: fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga e terapeuta ocupacional.
Com projetos pioneiros em educação especial, a Trilha representa uma mudança de paradigma, desconstruindo rótulos e preconceitos e criando novos desafios e possibilidades em uma ousada proposta de educação e inclusão.
O conceito da Inclusão Social adquire na Trilha um significado prático, no qual o aluno é levado a vivenciar um cotidiano repleto de atividades diversificadas e produtivas, essenciais para sua realização pessoal, assim como para o desenvolvimento de maior autonomia perante os desafios da vida.
Guiados por essa filosofia, promovemos uma real inserção do indivíduo na sociedade.