Metodologia.
A Trilha tem a sua metodologia fundamentada nos princípios da Teoria Sociointeracionista. Enfatizamos que a aprendizagem acontece na troca e interação com os outros e principalmente através da linguagem. Pautamo-nos na dupla função da linguagem: ser um instrumento de comunicação e ser um instrumento potencializador do pensamento. Nossa proposta é transdisciplinar aliando os conhecimentos da Pedagogia, Psicologia, Neurociências e Linguística.
Buscamos o desenvolvimento da autonomia dos alunos e por este motivo, consideramos que a comunicação deve ser priorizada, seja através da oralidade ou pelo uso de outros recursos como a Comunicação Alternativa e Aumentativa.
Nosso Projeto Pedagógico, sustenta-se no Currículo Paulista, seguindo os princípios da educação integral, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Buscamos desenvolver competências e habilidades que propiciem o protagonismo e a autonomia. Os planos de aulas são adaptados às peculiaridades dos alunos, para isto, elaboramos o Plano de Ensino Individualizado para cada aluno e a partir dele traçamos as estratégias de ensino.
No currículo do ensino regular abordamos a Área de Linguagens com Educação Física, Tecnologias, Português e Artes, a Área de Matemáticas estimulando o raciocínio lógico para a resolução de situações do dia a dia, a Área de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Em todas estas áreas trabalhamos com temas transversais como: datas comemorativas, e temas ligados à realidade de cada aluno, temas culturais e de atualidade, de forma funcional e contextualizada.
No currículo do Curso Livre trabalhamos com oficinas ocupacionais visando o desenvolvimento da autonomia e o enriquecimento acadêmico, como por exemplo, Oficina de Culinária com confecção de receitas e venda dos produtos na nossa “Cantrilha” (cantina da escola). Oficina de Jogos, Oficina de Meio Ambiente e Jardinagem, Estágio Profissionalizante e Informática. Grande parte dos artigos produzidos nestas oficinas são expostos e comercializados no Bazar de Final de Ano.
Os alunos participam ativamente no preparo de datas comemorativas e festas escolares como Festa Junina e a Festa da Família, confeccionando materiais para a decoração da escola e outros aspectos que se fazem necessários.