Educação Física.

É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno. Tem por objetivo oportunizar várias modalidades de esporte e lazer, ampliando a qualidade de vida, bem como contribuindo para uma melhoria dos aspectos físicos, sociais e psicológicos.

Estágios Profissionalizantes.

Jardinagem e Meio Ambiente

Dentre os objetivos principais desse estágio está o desenvolvimento de uma relação harmoniosa com a Natureza e o Meio Ambiente. Para isso, os temas sobre Sustentabilidade são sempre trabalhados teoricamente e através de saídas pedagógicas.

Nesse Estágio os alunos participam de inúmeras atividades práticas, seja no ambiente escolar ou em empresas parceiras, que oferecem o espaço para que os alunos possam ter vivências como: técnicas de plantio, preparação de vasos para o plantio, regas das plantas, limpeza dos vasos, limpeza das plantas (retirada de folhas secas e ervas daninhas), limpeza do espaço do jardim da escola (retirada de folhas e gravetos). Conhecer e diferenciar variadas espécies de plantas possibilita um aprimoramento da aprendizagem destes conteúdos, incentivando o respeito e o cuidado pelo meio ambiente

Estágio Profissionalizante de Escritório

Os alunos do Estágio Profissionalizante de Escritório desenvolvem atividades de rotina, adquirindo habilidades na utilização dos recursos disponíveis, como copiadora, computadores e arquivo. Também realizam o trabalho de confecção das agendas da escola, organizando as páginas, fazendo cópias, cortando e encadernando. São responsáveis pela atualização do mural, pela cópia de documentações e pela correspondência interna da escola, e aprendem a organizar arquivos.
Todas as atividades acontecem nos espaços da escola e em empresas, lojas e escritórios que abrem seus espaços para nossos estagiários.

Nesse estágio, todos aprendem a trabalhar em equipe, a conviver com regras de diferentes ambientes de trabalho e a respeitar os outros profissionais. Assumem responsabilidades relativas a uma determinada função, desenvolvem posturas e atitudes compatíveis com o trabalho, adquirem autonomia e iniciativa, preparando-se para o mercado de trabalho.

Biblioteca

O nome da Biblioteca Celma Cenamo, escolhido pelos alunos, é uma homenagem à conceituada psicopedagoga fundadora da escola.
Os estagiários organizaram tematicamente os livros: são livros didáticos, paradidáticos, infanto-juvenis, literatura nacional e internacional, e livros de pesquisa. Dentro dessas categorias, os livros são organizados por ordem alfabética de título e autor. Esse sistema de catalogação foi informatizado pelos alunos incluindo a marcação de quantidade do número de volumes existentes na Biblioteca em cada letra, por meio do programa Biblioteca Fácil.

Faz parte da rotina dos estagiários organizar os livros utilizados durante o período escolar pela equipe e pelos alunos, além daqueles que chegam à escola através de doações, sempre muito bem vindas! Eles também confeccionaram carteirinhas para os usuários da Biblioteca (alunos e profissionais).

Incentivar a leitura, a produção escrita e as rodas de leitura realizadas nas classes complementam o cotidiano dos estagiários, completando a missão do estágio, de promover e estimular o prazer pela leitura e pela escrita.]

Cantina

No Estágio Profissionalizante da Cantina, os alunos participam de todo o processo que envolve essa disciplina, desde a pesquisa de receitas, a confecção da lista de ingredientes, as saídas para a realização das compras, a preparação dos alimentos, o atendimento e as vendas ao público da escola e, finalmente, a organização e limpeza do espaço de trabalho. Todos os alunos são convidados a participar de todas as fases do processo, e na medida do possível é feito um rodízio para que isso aconteça, respeitando-se as preferências e habilidades individuais.

Paralelamente a essas atividades, importantes conteúdos pedagógicos são trabalhados, como a leitura e escrita (nas pesquisas de receitas e confecção de lista de ingredientes) e da matemática funcional (na elaboração das receitas, controle de estoques e vendas), oferecendo aos alunos importantes experiências da vida prática.

Informática.

A Informática é uma atividade apreciada pelos alunos, que demonstram interesse e dispensam total atenção na busca do conhecimento. Eles aprendem como operar as funções básicas de um computador, ligar e desligar; digitar, utilizar programas como o Word, Paint Brush, Power Point entre outros. Exercitam os recursos disponíveis para entrar na internet como, fazer pesquisas pedagógicas utilizando sites de busca, enviar, receber e-mails e acessar páginas de conteúdos e jogos didáticos. Também desenvolvem atividades relacionadas aos estágios profissionalizantes como, catalogar livros através do programa “Biblioteca Fácil” e arquivar documentos, configurando um estudo de caráter transversalizado.

O contato com os recursos do computador aprimora habilidades e introduz os alunos no universo tecnológico, motivando-os para atividades criativas e mantendo-os atualizados e conectados com os acontecimentos em tempo real

Inglês.

Aprender Inglês é para os alunos, um desafio possível e surpreendente. Por ser considerada uma língua universal, já faz parte do meio em que vivem o que permite despertar o interesse e o gosto em aprender.  O aprendizado se faz através do conhecimento da cultura americana, de hábitos e costumes, por meio da música, arte, gastronomia, e fatos da atualidade. A informática é bastante utilizada para pesquisas pertinentes à aula, o que facilita para que os alunos compreendam e se incluam na linguagem globalizada.

Música.

O ensino de Música na Trilha procura inserir os alunos no universo musical através de vivências. Além de cantar, os alunos tocam diversos instrumentos em conjunto. Durante esta vivência, vão adquirindo conceitos melódicos e rítmicos que são introduzidos paralelamente à produção sonora efetuada por eles.

Instrumentos são criados ou adaptados para possibilitar, não só uma maior experiência musical, como para dar condições a alunos com maiores dificuldades motoras a participar com o mesmo entusiasmo do conjunto e dos conceitos teóricos.

Oficina de Trabalhos Manuais.

Na Oficina de Trabalhos Manuais, os alunos entram em contato com diferentes materiais, sendo incentivados à criatividade e ao aprimoramento de habilidades e técnicas conforme suas competências. Por meio desta atividade, eles desenvolvem o gosto e o prazer em pintar, colar, cortar, tecer, construir e transformar materiais em objetos e peças decorativas. A utilização de materiais reciclados contribui para o desenvolvimento de uma consciência ecológica nos alunos, que os reaproveitam e transformam em peças artísticas que destacam o belo. Neste contexto de trabalho artesanal, do jornal à cesta, dos caquinhos de azulejos aos belos mosaicos, da sucata aos objetos decorativos e temáticos, os alunos se inspiram para a criação, tocando, manuseando e conhecendo a reversibilidade e a plasticidade dos materiais. Nestas atividades artesanais, eles também são convidados à reflexão e à simbolização, estabelecendo uma íntima relação com a arte.

TAE.

O processo de desenvolvimento da autonomia e de resgate da cidadania é pautado no programa Trilha Atividades Extras, uma interface do aluno com o mundo além da sala de aula. O TAE possibilita vivências únicas diante de espetáculos teatrais, exposições, museus, parques e passeios dirigidos, entre outros.

Através deste programa, o aluno é estimulado a se confrontar com situações enriquecedoras, que despertam novas questões, mobilizam sentimentos, geram novas reações e catalisam o processo de aprendizagem.

Av. Vereador José Diniz, 1548 Alto da Boa Vista | 04604-002 São Paulo | SP | Brasil Tel./Fax (11) 5542-2623 | atendimento@trilha.com.br